top of page

MEMBROS DO COMPAC, SEMPAC E IGREJA, REALIZAM VISTORIA NA OBRA DE RESTAURAÇÃO DA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA AJUDA

Membros da DIOCESE, do Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural - COMPAC e membros do Setor Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural - SEMPAC, realizam vistoria na obra de restauração da igreja Matriz.

 

No dia primeiro de fevereiro os Membros da Igreja, do Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural - COMPAC e membros do Setor Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural - SEMPAC, acompanhados pelos Arquitetos responsáveis pelas obras na Matriz Nossa Senhora da Ajuda, realizaram vistoria técnica nos trabalhos de restauração do monumento histórico. A obra é realizada com recursos provenientes do programa “ICMS Patrimônio Cultural”.

 

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse de recursos aos municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de diferentes políticas públicas. O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.

O Iepha - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - oferece aos municípios por meio das Rodadas Regionais, orientações sobre as políticas de preservação, como a Deliberação Normativa do CONEP que estrutura um sistema de análise da documentação apresentada pelo município participante do programa ICMS Patrimônio cultural.

A vistoria foi guiada e acompanhada pelos arquitetos responsáveis, Alisson Silveira Souza e Rodrigo Pires. Durante a vistoria, foi explicado pelos arquitetos que a etapa atual das obras comtemplarão a substituição dos revestimentos de pisos das Alas laterais do templo; manutenção nos sistemas de telhados, captação e condução de águas pluviais; revisão do sistema elétrico e de combate a incêndio e pânico; e remodelação dos ambientes da Sacristia e Instalações Sanitárias públicas.

Em meio à vistoria, o Arquiteto Alisson explanou sobre o projeto, destacando em loco as intervenções a serem realizadas nos sistemas de piso e telhados. Nesse sentido, o arquiteto explicou que todo o revestimento cerâmico presente nas laterais da igreja será substituído por assoalho em madeira, e que as Alas laterais passarão novamente a estar no mesmo nível da Nave e Capela-Mor (partes centrais da igreja), conforme sua originalidade.

Para o telhado, o arquiteto explicou que o mesmo será revisado, e todo o sistema de condutores pluviais será refeito, buscando sanar os problemas de infiltrações e umidades presentes nos forros das Alas laterais. Além disso, todo o madeiramento e telhas serão revisados, contando com etapas de limpeza por aspiração; retirada de sujidades; recomposição de partes faltantes; e substituição de peças comprometidas nas estruturas e beirais.

Perguntados sobre as etapas futuras, os arquitetos destacaram que as próximas etapas de intervenções deverão ocorrer nos forros; elementos de vedação (janelas e portas); pintura geral no templo; e restauração de elementos artísticos. Para isso, o arquiteto Alisson explicou que tais etapas serão executadas buscando-se os elementos originais da igreja, tendo como base estudos; pesquisas e levantamentos fotográficos realizados sobre a Matriz ao longo dos anos.

Por fim, o arquiteto e membro do Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural de Cristais, Rodrigo Pires, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do Conselho, como órgão fiscalizador e do Setor Municipal de Patrimônio, como gestor das intervenções.

WhatsApp Image 2022-02-16 at 16.42.07 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-02-16 at 16.42.07 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-02-16 at 16.42.07.jpeg
WhatsApp Image 2022-02-16 at 16.42.06.jpeg
WhatsApp Image 2022-02-08 at 09.00.54.jpeg
bottom of page